Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8604
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Valor se cria em casa: uma análise do alinhamento das estratégias de endomarketing sobre igualdade de gênero pelos usuários da intranet da Vale S.A Brasil
Author(s)/Inventor(s): Constancio Netto, Caroline
Advisor: Tavares Júnior, Frederico Augusto
Abstract: Com as ativas e recorrentes denúncias de desigualdade de gênero no mercado de trabalho, este estudo parte da análise dos princípios do avanço tecnológico e como a democratização das tecnologias empoderaram usuários, a ponto de mudar a forma como estes se relacionam com empresas em redes. Sendo uma empresa signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres, a Vale S.A., assim como as demais empresas brasileiras, passaram a ser pressionadas a nível popular e político a aplicar a causa de gênero em seus negócios. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho centra-se na análise das estratégias de endomarketing sobre igualdade de gênero adotada pela Vale S.A. em sua Intranet, como uma alternativa para o alinhamento dos empregados com o posicionamento da empresa. Assim, a pesquisa de caráter qualitativo com a metodologia de análise de conteúdo busca elucidar o entendimento dos funcionários como porta-vozes positivos ou negativos da marca, que contribuem ou ameaçam a reputação positiva da mesma externamente. Desta forma, ao final da pesquisa aponta-se a importância da análise do tema para a academia e para o mercado, provando que é possível conscientizar empregados e produzir porta-vozes positivos para a reputação da empresa sobre o tema da igualdade de gênero através do endomarketing virtual, sendo o caso da aplicação através da Intranet da Vale S.A. Brasil uma boa prática a ser seguida pelas demais empresas do setor privado.
Keywords: Comunicação organizacional
Direitos da mulher
Endomarketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jul-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CONSTANCIO NETTO, Caroline. Valor se cria em casa: uma análise do alinhamento das estratégias de endomarketing sobre igualdade de gênero pelos usuários da intranet da Vale S.A. Brasil. 2018. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNetto.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.