Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8684
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O super encarceramento de adolescentes negros e a atuação do Ministério Público enquanto órgão acusador
Autor(es)/Inventor(es): Carlos, Fernanda Beatriz Cardoso Corrêa
Orientador: Santoro, Antônio Eduardo Ramires
Resumo: Este trabalho tem por fundamento pesquisar, analisar e descrever a questão jurídica do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como demonstrar a não eficácia da aplicabilidade da medida socioeducativa de internação e a super lotação das unidades de internação por adolescentes negros. O estudo visa apresentar um apanhado geral do conceito e da natureza jurídica do ato infracional, medida socioeducativa da internação e a atuação do Ministério Público nessa área tão complexa. Irá ser apresentado um estudo histórico identificando e conceituando as espécies de medidas socioeducativas desde séculos passados até os dias atuais. Esclarecerá a função efetiva do Ministério Público nos dias atuais também a partir de um breve histórico. O ato infracional ora cometido por adolescentes é punido com a aplicação das medidas socioeducativas mediante representação do parquet, o que a torna tema de grande relevância para o Direito, haja vista, o crescimento de adolescentes infratores internados.
Palavras-chave: Adolescente
Medida de Internação
Ministério Público
Encarceramento
Lei
Adolescent
Measure of hospitalization
Public ministry
Incarceration
Law
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARLOS, Fernanda Beatriz Cardoso Corrêa. O super encarceramento de adolescentes negros e a atuação do Ministério Público enquanto órgão acusador. 2017. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FBCCCarlos.pdf430.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.