Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/885
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Amo muito tudo isso: visão local e conceito global na campanha do Mc Donald’s
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Fabiana Barúqui
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: Aborda questões relativas à adaptação de campanhas publicitárias, lançadas por empresas multinacionais em âmbito global, aos contextos de culturas locais. A partir de estudos sobre as articulações entre o processo de globalização e a necessidade de atender às características dos mercados locais, demonstra-se como operar em diversas regiões oferecendo basicamente os mesmos produtos e serviços. As empresas buscam levar em consideração os valores e códigos de comportamento vigentes entre os consumidores locais. É preciso adaptar, adequar e traduzir as mensagens para que possam ser decodificadas e compreendidas de forma eficaz em vários mercados. A análise focaliza o caso da primeira campanha global lançada pelo Mc Donald's, cujo tema I'm lovin' it é traduzido como Amo muito tudo isso. A escolha dessa campanha se justifica pelo sucesso que obteve no Brasil e também pelo fato de ser adaptada, mesmo que o conceito seja o mesmo, para um total de 119 países, permitindo que se tenha uma visão comparativa do processo de comunicação que se busca analisar.
Palavras-chave: Adaptação
Campanhas publicitaria
Marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Nov-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARTINS, Fabiana Barúqui. Amo muito tudo isso: visão local e conceito global na campanha do Mc Donald’s. 2005. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMartins.pdf2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.