Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9113
Type: Relatório
Title: Estimadores de volatilidades para modelos de valor em risco de ativos lineares e não-lineares: investigação para períodos de crises e estáveis no mercado brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Donangelo, Andrés F.
Silva, Wallace Clayton Porcino
Lemgruber, Eduardo Facó
Abstract: O cálculo paramétrico do Valor em Risco (VaR) utiliza como um dos seus parâmetros a volatilidade do ativo-objeto. Este trabalho procura determinar o melhor estimador para esse parâmetro, fazendo uma comparação entre os métodos histórico com janela de tempo fixa, histórico com alisamento exponencial (EWMA) e a volatilidade implícita das opções, para carteiras formadas somente por ativos lineares e carteiras formadas somente por ativos não-lineares. A metodologia é testada na análise de risco de ações e opções de compra da Telebrás, para o período das crises da Rússia e cambial brasileira, e para o período de maior estabilidade subseqüente. Os resultados indicam que para o caso de ações da Telebrás, as volatilidades histórica e EWMA apresentam resultados superiores. Para o caso das opções, a volatilidade implícita apresenta melhores resultados agregados, porém quando as mesmas são agrupadas segundo a “proximidade do dinheiro”, as volatilidades histórica e EWMA mostram desempenho superior. Os modelos VaR para todos os estimadores apresentam desempenho superior em períodos de estabilidade, em comparação aos períodos de crise analisados.
Abstract: Unavailable.
Keywords: Mercado financeiro
Ações
Risco
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Department : Instituto COPPEAD de Administração
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
In: Relatórios COPPEAD
Issue: 328
Issue Date: 2000
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISBN: 8575080067
ISSN: 1518-3335
Citation: DONANGELO, Andrés; SILVA, Wallace C. P. da; LEMGRUBER, Eduardo Facó. Estimuladores de volatilidades de valor em risco de ativos lineares e não lineares: investigação para períodos de crise e estáveis no mercado brasileiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. 16 p. (Relatórios COPPEAD, 328).
URI: http://hdl.handle.net/11422/9113
Appears in Collections:Relatórios Técnicos e de Pesquisa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RC_328-Comp..pdf77,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.