Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9160
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise crítica institucional das reiteradas violações aos direitos do trabalhador
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Miguel Ângelo Portela Pinheiro da
Tutor: Carelli, Rodrigo de Lacerda
Resumen: O Direito do Trabalho é o ramo jurídico que nasce do paradoxo entre a luta operária e os interesses patronais, no cerne do capitalismo. Tal estrutura basicamente se mantém, com o capital sendo o interesse predominante. A temática aqui suscitada se revela bastante relevante num contexto de desmonte dos direitos trabalhistas. A presente pesquisa demonstra como os trabalhadores brasileiros estão desamparados diante de diversos fatores que serão abordados, tais como: a limitada eficácia das leis laborais, o ânimo das empresas em desrespeitá-las, a falta de mecanismos de punição e coerção mais eficientes que motivem o cumprimento da referida legislação e o assoberbamento das instituições responsáveis pela proteção do trabalhador e do direito do trabalho. Será empreendida análise crítica dos dados institucionais provenientes da atividade da Fiscalização do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho. A demonstração de como os direitos basais da seara trabalhista são sistematicamente desrespeitados refuta a noção do senso comum de que o direito do trabalho é demasiadamente protetivo ao trabalhador. Essa impressão, muito aventada pelos empregadores, não resiste a análise dos dados obtidos na pesquisa, que vieram precisamente de instituições com o fim de proteger o trabalhador e a aplicação da legislação trabalhista.
Materia: Direito do Trabalho
Dumping social
Justiça do Trabalho
Fiscalização do Trabalho
Ministério Público do Trabalho
Labor Law
Social Dumping
Labor Justice
Labor Inspection
Public Ministry of Labor
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Miguel Ângelo Portela Pinheiro da. Análise crítica institucional das reiteradas violações aos direitos do trabalhador. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito), Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAPPSilva.pdf651.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.