Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1268
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A inserção da publicidade no novo contexto sociopolítico: como o discurso publicitário se adaptou às novas formas de manifestações populares
Author(s)/Inventor(s): Freitas, Barbara Regina Rocha de
Advisor: Cardoso, Monica Machado
Abstract: Estuda os motivos e formas de manifestos sociais e como o mercado privado se apropriou dos modelos de engajamento popular para adaptar seu discurso publicitário ao novo contexto sociopolítico. Analisa a tendência a individualização nas causas defendidas atualmente, estando mais ligadas ao universo íntimo do sujeito do que à uma questão social que atinja à população de forma genérica. Esse estudo baseia-se nas mudanças observadas por Richard Sennett em “O Declínio do Homem Público – As tiranias da intimidade” durante a migração do campo de interesse de assuntos públicos para privados, alterando a vida social. O trabalho também se apoia na obra “Consumo e politização: discursos publicitários e novos engajamentos juvenis”, onde a autora Monica Machado analisa casos em que as empresas privadas passaram a adotar um comportamento sociopolítico, defendendo as causas do seu público alvo e estreitando a relação entre os dois lados. Por fim, investiga novas formas de ativismos juvenis onde os temas da individualidade, do engajamento sociopolítico e vínculos com a publicidade estão presentes.
Keywords: Ativismo
Manifestação
Política
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Mar-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FREITAS, Barbara Regina Rocha de Freitas. A inserção da publicidade no novo contexto sociopolítico: como o discurso publicitário se adaptou às novas formas de manifestações populares. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BFreitas.pdf754.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.