Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1268
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A inserção da publicidade no novo contexto sociopolítico: como o discurso publicitário se adaptou às novas formas de manifestações populares
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Barbara Regina Rocha de
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: Estuda os motivos e formas de manifestos sociais e como o mercado privado se apropriou dos modelos de engajamento popular para adaptar seu discurso publicitário ao novo contexto sociopolítico. Analisa a tendência a individualização nas causas defendidas atualmente, estando mais ligadas ao universo íntimo do sujeito do que à uma questão social que atinja à população de forma genérica. Esse estudo baseia-se nas mudanças observadas por Richard Sennett em “O Declínio do Homem Público – As tiranias da intimidade” durante a migração do campo de interesse de assuntos públicos para privados, alterando a vida social. O trabalho também se apoia na obra “Consumo e politização: discursos publicitários e novos engajamentos juvenis”, onde a autora Monica Machado analisa casos em que as empresas privadas passaram a adotar um comportamento sociopolítico, defendendo as causas do seu público alvo e estreitando a relação entre os dois lados. Por fim, investiga novas formas de ativismos juvenis onde os temas da individualidade, do engajamento sociopolítico e vínculos com a publicidade estão presentes.
Palavras-chave: Ativismo
Manifestação
Política
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREITAS, Barbara Regina Rocha de Freitas. A inserção da publicidade no novo contexto sociopolítico: como o discurso publicitário se adaptou às novas formas de manifestações populares. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BFreitas.pdf754.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.