Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27236

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comportamento de consumo de moda no mundo contemporâneo: análise do caso Zara
Autor(es)/Inventor(es): Castelpoggi, Juliana Cavalcanti
Orientador: Azevedo, Sandro Tôrres de
Resumo: Esse trabalho se dedica à análise da ascensão da Zara no Brasil, à luz da cultura do consumo contemporâneo por meio da metodologia que combina pesquisa bibliográfica sobre consumo, fast fashion e marketing, com análise crítica das estratégias da Zara no mercado brasileiro. O objetivo do presente trabalho é, portanto, compreender como a cultura do consumo, marcada pela busca por status e a promessa de felicidade, se traduz na busca por produtos que evocam o luxo a preços democráticos, e como a Zara se tornou um símbolo de desejo e acessibilidade nesse contexto. Desse modo, o resultado visa a oferecer uma reflexão crítica sobre as implicações sociais, culturais e ambientais do consumo acelerado de moda no Brasil, tendo a Zara como estudo de caso.
Palavras-chave: Estratégias de marketing
Comportamento do consumidor
Fast fashion
Zara Brasil
Cultura
Consumo
Moda
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Jul-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CASTELPOGGI, Juliana Cavalcanti. Comportamento de consumo de moda no mundo contemporâneo: análise do caso Zara. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCCastelpoggi.pdf538.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.