Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/612
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Redes de parceria e a importância da reputação: oferta, consumo e compartilhamento como forma de obtenção de status
Author(s)/Inventor(s): Pecini, André Custódio
Advisor: Antoun, Henrique
Co-advisor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Abstract: Nas redes de parceria, com estrutura em rizoma, o valor produzido por oferta e consumo é a reputação, com benefícios diretos e indiretos para cada indivíduo atuante (parceiro). Aproximação dos movimentos online e offline, destacando a contigüidade de ambas as dimensões da sociedade contemporânea. Estudo das características que fundamentam as redes de parceria (P2P) na Internet e as características dos modos de relação entre indivíduos em comunidades meritocráticas. Extensão do conceito de rede de parceria para além das redes de compartilhamento de arquivos na Internet. Com base na Economia da Dádiva, análise da configuração de grupos contemporâneos e a busca de reputação por meio de ofertas à comunidade, compartilhamento e consumo social. Estudos de caso, rede de compartilhamento de arquivos eMule e leilões virtuais eBay e Mercado livre como palco de interação que combinam oferta e consumo de bens materiais e imateriais com sistemas de reputação quantitativa oculta e aparente.
Keywords: Rede de parceria
Reputação
Oferta
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Jun-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PECINI, André Custódio. Redes de parceria e a importância da reputação: oferta, consumo e compartilhamento como forma de obtenção de status. 2005. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APecini.pdf423.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.