Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/612
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Redes de parceria e a importância da reputação: oferta, consumo e compartilhamento como forma de obtenção de status
Autor(es)/Inventor(es): Pecini, André Custódio
Orientador: Antoun, Henrique
Coorientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Nas redes de parceria, com estrutura em rizoma, o valor produzido por oferta e consumo é a reputação, com benefícios diretos e indiretos para cada indivíduo atuante (parceiro). Aproximação dos movimentos online e offline, destacando a contigüidade de ambas as dimensões da sociedade contemporânea. Estudo das características que fundamentam as redes de parceria (P2P) na Internet e as características dos modos de relação entre indivíduos em comunidades meritocráticas. Extensão do conceito de rede de parceria para além das redes de compartilhamento de arquivos na Internet. Com base na Economia da Dádiva, análise da configuração de grupos contemporâneos e a busca de reputação por meio de ofertas à comunidade, compartilhamento e consumo social. Estudos de caso, rede de compartilhamento de arquivos eMule e leilões virtuais eBay e Mercado livre como palco de interação que combinam oferta e consumo de bens materiais e imateriais com sistemas de reputação quantitativa oculta e aparente.
Palavras-chave: Rede de parceria
Reputação
Oferta
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Jun-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PECINI, André Custódio. Redes de parceria e a importância da reputação: oferta, consumo e compartilhamento como forma de obtenção de status. 2005. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APecini.pdf423.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.