Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6477
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Reflexões epistemológicas a respeito do cotidiano no ensino de química através de abordagens CTS |
Author(s)/Inventor(s): | Almeida, Roberto Xavier de |
Advisor: | Michel, Ricardo Cunha |
Abstract: | Este trabalho pretende debater e elucidar entrelinhas presentes no verbete “cotidiano”, mais precisamente no Ensino de Química através de abordagens Ciência, Tecnologia e Sociedade (abordagem CTS). Para tanto são aqui levantadas questões históricas que implicam na forma e objetivo do Ensino de Química no Brasil, em primeiro foco, e, segundamente, no mundo englobando os âmbitos social, político e econômico atrelados, que são também influenciados pela Química. O trabalho discute os escritos de Mansur Lutfi – de certa forma uma leitura obrigatória para o debate sobre cotidiano e ensino – juntamente a outros autores, como Paulo Freire e Michael Young, e analisa dezoito publicações – que destacam o ensino de ciências por abordagens CTS atreladas ao cotidiano – do Periódico Química Nova na Escola (QNEsc) ao longo de dezessete anos. Os diferentes âmbitos que perpassam o termo cotidiano são expostos e problematizados, e subsequentemente iniciativas resolutas são apresentadas, nas considerações finais. |
Keywords: | Epstemologia Ensino de química Ciência Tecnologia Sociedade |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 17-Mar-2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Roberto Xavier de Almeida.pdf | 465.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.