Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6477
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Reflexões epistemológicas a respeito do cotidiano no ensino de química através de abordagens CTS |
Autor(es)/Inventor(es): | Almeida, Roberto Xavier de |
Tutor: | Michel, Ricardo Cunha |
Resumen: | Este trabalho pretende debater e elucidar entrelinhas presentes no verbete “cotidiano”, mais precisamente no Ensino de Química através de abordagens Ciência, Tecnologia e Sociedade (abordagem CTS). Para tanto são aqui levantadas questões históricas que implicam na forma e objetivo do Ensino de Química no Brasil, em primeiro foco, e, segundamente, no mundo englobando os âmbitos social, político e econômico atrelados, que são também influenciados pela Química. O trabalho discute os escritos de Mansur Lutfi – de certa forma uma leitura obrigatória para o debate sobre cotidiano e ensino – juntamente a outros autores, como Paulo Freire e Michael Young, e analisa dezoito publicações – que destacam o ensino de ciências por abordagens CTS atreladas ao cotidiano – do Periódico Química Nova na Escola (QNEsc) ao longo de dezessete anos. Os diferentes âmbitos que perpassam o termo cotidiano são expostos e problematizados, e subsequentemente iniciativas resolutas são apresentadas, nas considerações finais. |
Materia: | Epstemologia Ensino de química Ciência Tecnologia Sociedade |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 17-mar-2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roberto Xavier de Almeida.pdf | 465.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.