Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6477
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reflexões epistemológicas a respeito do cotidiano no ensino de química através de abordagens CTS
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Roberto Xavier de
Orientador: Michel, Ricardo Cunha
Resumo: Este trabalho pretende debater e elucidar entrelinhas presentes no verbete “cotidiano”, mais precisamente no Ensino de Química através de abordagens Ciência, Tecnologia e Sociedade (abordagem CTS). Para tanto são aqui levantadas questões históricas que implicam na forma e objetivo do Ensino de Química no Brasil, em primeiro foco, e, segundamente, no mundo englobando os âmbitos social, político e econômico atrelados, que são também influenciados pela Química. O trabalho discute os escritos de Mansur Lutfi – de certa forma uma leitura obrigatória para o debate sobre cotidiano e ensino – juntamente a outros autores, como Paulo Freire e Michael Young, e analisa dezoito publicações – que destacam o ensino de ciências por abordagens CTS atreladas ao cotidiano – do Periódico Química Nova na Escola (QNEsc) ao longo de dezessete anos. Os diferentes âmbitos que perpassam o termo cotidiano são expostos e problematizados, e subsequentemente iniciativas resolutas são apresentadas, nas considerações finais.
Palavras-chave: Epstemologia
Ensino de química
Ciência
Tecnologia
Sociedade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberto Xavier de Almeida.pdf465.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.