Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6477
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reflexões epistemológicas a respeito do cotidiano no ensino de química através de abordagens CTS
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Roberto Xavier de
Advisor: Michel, Ricardo Cunha
Abstract: Este trabalho pretende debater e elucidar entrelinhas presentes no verbete “cotidiano”, mais precisamente no Ensino de Química através de abordagens Ciência, Tecnologia e Sociedade (abordagem CTS). Para tanto são aqui levantadas questões históricas que implicam na forma e objetivo do Ensino de Química no Brasil, em primeiro foco, e, segundamente, no mundo englobando os âmbitos social, político e econômico atrelados, que são também influenciados pela Química. O trabalho discute os escritos de Mansur Lutfi – de certa forma uma leitura obrigatória para o debate sobre cotidiano e ensino – juntamente a outros autores, como Paulo Freire e Michael Young, e analisa dezoito publicações – que destacam o ensino de ciências por abordagens CTS atreladas ao cotidiano – do Periódico Química Nova na Escola (QNEsc) ao longo de dezessete anos. Os diferentes âmbitos que perpassam o termo cotidiano são expostos e problematizados, e subsequentemente iniciativas resolutas são apresentadas, nas considerações finais.
Keywords: Epstemologia
Ensino de química
Ciência
Tecnologia
Sociedade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Mar-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberto Xavier de Almeida.pdf465.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.